Porsche - De volta às raízes

De volta às raízes

[+]

Amor pelo detalhe.

Com o novo 911 Speedster, a Porsche apresenta o pacote opcional Heritage Design – um primeiro gostinho de uma série de elementos de design icônicos para carros esportivos de hoje e amanhã.

Frequentemente são os pequenos detalhes que recebem a maior atenção. Por exemplo, a inscrição com as nove letras curvas: Speedster. Na Porsche, elas representam carros lendários para as ruas e os circuitos de corrida. Agora – meticulosamente fresadas e galvanizadas em dourado – elas ornam a traseira de uma edição especial do 911 com pacote Heritage Design. O 911 Speedster foi projetado como modelo GT no setor de Automobilismo da Porsche e aprimorado na Porsche Exclusive Manufaktur. O design é da Style Porsche.

A inscrição Speedster demonstra quanta paixão está contida neste carro. Boris Apenbrink, diretor da Exclusive Manufaktur Veículos, a designer de Cor & Acabamento Stéphanie Kleiböhmer e o designer de Interiores Thorsten Klein reuniram-se hoje no estúdio de design da Porsche, em Weissach, para apresentar o novo design Heritage. Logo se nota que o projeto ocupa uma posição central. “Queremos que nossos clientes voltem a sentir esse jeito de viver que está ligado aos nossos veículos históricos”, afirma Kleiböhmer, descrevendo o objetivo que a equipe de design estabeleceu para si. Para Thorsten Klein, isso é “puro design Speedster”, daí a “base ideal”. O 911 Speedster une “tradição com inovação”, afirma Apenbrink. “Enquanto adentramos um novo mundo com o Taycan, totalmente elétrico, o Speedster é a clara mensagem de que não estamos esquecendo nossas raízes.”

[+]

Os designers Thorsten Klein e Stéphanie Kleiböhmer, bem como Boris Apenbrink da Porsche Exclusive Manufaktur trocam ideias no estúdio de design da Porsche, em Weissach, sobre o mais recente resultado de seu criativo trabalho de cooperação: o novo Porsche 911 Speedster com pacote Heritage Design opcional.

[+]

O modelo de série do 911 Speedster já é uma reminiscência da história. A edição é limitada a 1.948 exemplares – recordação do Porsche 356 “N° 1” Roadster, que em junho de 1948 recebeu do governo do estado da Caríntia, na Áustria, sua licença geral. No entanto, o Speedster está, em termos técnicos, totalmente à altura de seu tempo: para-lamas, capô e a característica capota traseira são feitos de compósito de fibra de carbono leve. Chassi, escapamento e cadeia cinemática com câmbio manual de seis marchas foram trazidos pelos engenheiros dos modelos GT da Porsche, assim como o motor aspirado de quatro litros e seis cilindros com mais de 510 cv.

Algumas das peculiaridades do pacote Heritage Design são, no interior, o revestimento de couro em tom bicolor Preto/Conhaque, elementos de carbono na cor Prata GT e uma inscrição Speedster totalmente de metal e folheada a ouro. Por fora, o cruzamento entre passado e futuro impressiona, especialmente com a vistosa combinação de cores Prata GT e o para-choque dianteiro branco, e as “spears” nos para-lamas.

[+]

Estilo marcante
O design Heritage tem um papel importante para a Porsche no futuro. Com o passar das décadas, o fabricante de esportivos de Zuffenhausen definiu tendências que fascinam os clientes até hoje.

Já no carro de corrida 356 Speedster do final dos anos 1950, adesivos no capô dianteiro e nas portas serviam como proteção contra pedras ou escondiam marcas de batidas, mas logo passaram a caracterizar uma primeira tendência à personalização. Para Klein, designer do Speedster, um dos objetivos “foi reinterpretar esse Zeitgeist e essa alegria de viver”.

Com a aclamação recebida pelo 911 Speedster Concept no design Heritage, a equipe se sentiu encorajada. No ano passado, a Porsche apresentou o predecessor do atual modelo de série durante as celebrações dos “70 anos de Esportivos Porsche” – para Boris Apenbrink, um seguro indício de “que as pessoas sentem falta de coisas que representam valores, uma certa confiança e atemporalidade”. Para a Porsche, isso é mais do que um simples design retrô: “Nós não descontruímos nada”, afirma Apenbrink, “mas olhamos para a frente e combinamos os elementos clássicos com um veículo moderno.”

[+]

A receptividade é tão boa que, no futuro, a Porsche Exclusive Manufaktur e a Style Porsche vão lançar vários modelos 911 em design Heritage – baseados nos anos 1950, 1960, 1970 e 1980. A partir do ano que vem, eles primeiro devem chegar ao mercado como modelos de colecionador em edições limitadas. Além disso, elementos específicos das respectivas décadas estarão disponíveis como opção para os modelos 911 não limitados.

“O Speedster é a mensagem clara de que não esquecemos as nossas raízes”
(Boris Apenbrink)

[+]

História e atualidade
O moderno cockpit do novo 911 Speedster recebe um aprimoramento através de valorosas referências ao passado, como, por exemplo, a inscrição folheada a ouro do friso do porta-copos, na área do passageiro.

[+]

A aparência exata das versões Heritage ainda permanecerá um mistério, até alguns primeiros vislumbres. Pesquisas intensivas no Museu da Porsche antecederam aos trabalhos. “Aqui se trata principalmente de cor, materialidade e sensação tátil”, revela Stéphanie Kleiböhmer. “Estudamos os tecidos e os padrões antigos, e os desenvolvemos novamente de acordo com as atuais exigências de segurança e conforto.” Pessoalmente, ela se alegra com o “retorno dos tecidos”, como o lendário pied-de-poule dos anos 1960 ou o “Pascha”, o padrão xadrez psicodélico dos anos 1970. Além disso, ela combina as cores exteriores que se harmonizam com as respectivas épocas, assim como emblemas e adesivos. “Serão produtos que irão provocar fortes emoções”, promete Apenbrink, “e que encarnam o que caracterizou nossa marca e aquilo que a Porsche representa, hoje e amanhã: carros esportivos por excelência, combinados com a coolness dos respectivos espíritos da época.”

“Queremos que nossos clientes voltem a sentir esse jeito de viver que está ligado aos nossos veículos históricos” (Stéphanie Kleiböhmer)

Texto Thomas Ammann
Ilustração PORSCHE
Fotos Victor Jon Goico