Porsche - Competência de reparação de estruturas de peso reduzido

Competência de reparação de estruturas de peso reduzido

Na reparação de carrocerias de peso reduzido, para nós existe apenas um critério.
O critério Porsche.

Lutamos desde 1948 pela ideia do automóvel esportivo.
E por cada grama.

A construção de peso reduzido. Foi já esse o objetivo do primeiro Porsche: o 356/1. E continuou a ser o de cada esportivo Porsche construído desde então – e a construir no futuro.

Um dos aspectos mais importantes para o extraordinário conceito geral do veículo foi sempre a arquitetura da carroceria Porsche. É através da utilização seletiva de materiais de peso reduzido na carroceria que conseguimos reduzir o peso e optimizar a sua distribuição por todo o veículo. Com efeitos notórios ao nível da aceleração, dinâmica, estabilidade de condução e distância de frenagem. Para o máximo prazer de condução e uma elevada eficiência.

Desenvolvimento contínuo.
Tanto na construção de peso reduzido como na reparação de carroceria de peso reduzido.

Um dos pontos mais fortes da Porsche é a criatividade. Por isso, desde a criação da empresa, nunca ficámos parados no que toca à construção da carroceria. Antes pelo contrário. Na Porsche, a construção de carroceria em série demonstrou uma evolução notável – desde a conceituada e inteligente carroceria de peso reduzido em aço à chamada carroceria multimaterial. A diferença: enquanto a carroceria de peso reduzido em aço utilizava predominantemente componentes de aço e alumínio, a carroceria multimaterial é composta por diversos materiais, como alumínio ou carbono. E, por esse motivo, é mais complexa. Também no que se refere à reparação. Neste caso, a redução de peso é muito significativa, como demonstra, por exemplo, o atual 911 (991)*, com uma redução de peso da estrutura bruta na ordem dos 14% face à série anterior. Contudo, continuamos a ter em conta cada grama.

Mas o que implica para você o conceito multimaterial no caso de uma reparação da carroceria? Na verdade, o mesmo de sempre: o Porsche Service é o parceiro com a competência ideal para todos os trabalhos em carroceria de peso reduzido. Estamos preparados para responder às suas necessidades. Chamamos-lhe simplesmente competência de reparação de estruturas de peso reduzido.

No que se refere à reparação de veículos Porsche, o que importa não é a quantidade, mas sim a qualidade.

As novas tecnologias automóveis exigem novos processos de diagnóstico e reparação em caso de danos. Devido à utilização de novos materiais e processos de união, a reparação também se torna mais exigente. Enquanto o diagnóstico da carroceria em aço convencional é efetuado através de instrumentos de medição no banco de carroceria, o da carroceria multimaterial é digital – com tolerâncias de medição mínimas. Além disso, a soldadura deixou de ser o principal processo de união. Cada vez mais se recorre à colagem e rebitagem.

Exemplo 911 (991)*: comparativamente com o 997, o número de pontos de soldadura foi reduzido em cerca de 50%. Em seu lugar, foram utilizados mais de 2.000 rebites autoperfurantes (997: 0) e mais de 120 m de uniões coladas. (997: 12 m).

Apesar de toda esta complexidade, quem melhor para realizar estas reparações, senão o próprio responsável pelo desenvolvimento e construção dos veículos?

Know-how não nos falta. Temos mais de 70 anos de experiência na reparação de veículos Porsche. Mas não faz parte da nossa filosofia descansar à sombra dos louros. A formação dos colaboradores do Porsche Service é contínua. Esta consiste em programas destinados a técnicos de carroceria já especializados e na elaboração de extensa documentação sobre os processos utilizados para a garantia da qualidade de reparação. Os programas de formação permitem adquirir, por exemplo, conhecimentos sobre novas técnicas, como a união de chapas a frio ("clinch"), colagem e rebitagem, bem como sobre novos processos de diagnóstico.

Para garantir a secagem das colas na área dos componentes estruturais, todas as oficinas Porsche possuem um sistema de regulação da temperatura. Além disso, os Centros de Serviço Porsche dispõem de equipamentos de oficina modernos – por exemplo, um sistema de medição electrónico para o diagnóstico especializado de danos, sobretudo de pequena e média dimensão. A tolerância de medição atual é de +/– 1 mm, quando habitualmente era de +/– 5 mm. A reparação é efetuado com base em processos bem definidos. Dessa forma, é possível garantir o valor e as características de segurança e condução do veículo.

Além disso, se o seu Centro de Serviço Porsche não dispuser da sua própria oficina para reparação de carroceria, trabalhará em colaboração com um parceiro especializado. Este é sujeito a formações e auditorias de acordo com as especificações da Porsche e realizará as reparações com base nas nossas instruções – ou seja, com os critérios da Porsche. Naturalmente, mesmo neste caso, o seu interlocutor continuará a ser o seu Centro de Serviço Porsche.

Como acrescentamos valor?
Através dos serviços adicionais.

Para garantir a permanência do seu veículo na oficina sem complicações ou dificuldades, o seu Centro de Serviço Porsche terá todo o gosto em tratar dos pagamentos diretamente com a sua seguradora. Se necessário, também colocaremos ao seu dispor um veículo de substituição.